• Maranhão inicia vacinação de crianças contra a dengue nesta quinta-feira (15)

    A abertura simbólica da campanha de imunização de crianças de 10 a 11 anos contra a dengue, na Unidade Integrada José Giocelli Costa, no bairro Madre Deus, em São Luís, acontece nesta quinta-feira (15). A ação é uma realização do Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

    A primeira remessa da vacina contra a dengue (Qdenga) chegou ao Maranhão nesta segunda-feira (12). As 40.610 doses do imunizante são destinadas aos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O esquema vacinal da Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
    Os critérios de escolha dos municípios para recebimento da vacina foram estabelecidos em conjunto pelo Ministério da Saúde e os conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
    A vigilância do cenário epidemiológico das arboviroses no Maranhão é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para evitar a propagação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde reforça o combate ao criadouro do mosquito como principal forma de prevenção desta e de outras doenças.

    Deixe uma resposta