Os rodoviários da empresa de ônibus 1001 paralisaram totalmente as atividades na manhã desta sexta-feira (14), em São Luís, em protesto contra atrasos salariais e a falta de pagamento de benefícios como plano de saúde e tíquete-alimentação. A paralisação ocorre na garagem da empresa, no bairro Forquilha, de onde nenhum ônibus saiu desde cedo.
Com a suspensão do serviço, moradores de cerca de 15 bairros enfrentam dificuldades para se deslocar. Entre as áreas afetadas estão Ribeira, Kiola, Vila Itamar, Tibiri, Cohatrac, Parque Jair, Parque Vitória, Alto do Turu, Vila Lobão, Vila Isabel Cafeteira, Vila Esperança, Pedra Caída, Recanto Verde, Forquilha e Ipem Turu.
A falta de ônibus fez muitos passageiros recorrerem a aplicativos de transporte, pagando valores mais altos devido à grande demanda. Até o momento, a empresa 1001 não se manifestou sobre a situação.
Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) afirmou que as questões trabalhistas são responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes (SET) e que aguarda um acordo entre as empresas e o Sindicato dos Rodoviários para restabelecer o serviço à população.

