O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi o quarto atrativo brasileiro mais buscado por turistas internacionais na internet, em 2024.
O local, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 26 de julho do ano passado, teve 12,3 mil pesquisas, ficando atrás apenas do Cristo Redentor: com 175,7mil buscas, Cataratas do Iguaçu: com 50 mil buscas e Pão de Açúcar: com 43,9 mil buscas.
Com esse reconhecimento, o Maranhão alcançou seu terceiro título da Unesco, juntando-se ao Centro Histórico de São Luís e ao Bumba meu boi do Maranhão.
Sobre os Lençóis Maranhenses:
Com suas imponentes dunas de areia branca e lagoas cristalinas de água doce, formadas pelas chuvas e pelos lençóis freáticos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, situado no litoral do Maranhão, encanta por sua paisagem única e deslumbrante. Este complexo natural, de beleza incomparável, oferece cenários que impressionam e tiram o fôlego de quem o visita.
Reconhecido pela sua importância e conservação, o parque recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. O que, até pouco tempo, era um verdadeiro “paraíso escondido”, tem atraído cada vez mais turistas, tanto do Brasil quanto de diversas partes do mundo, que se rendem à magia desse lugar.
Três cidades maranhenses são consideradas as principais portas de entrada para os Lençóis Maranhenses: Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Paulino Neves. Além delas, também é possível acessar o parque por meio dos municípios de Primeira Cruz e Humberto de Campos.
