Casos de gripe causada pelo vírus ‘influenza A’ disparam no Brasil

Os casos de infecção pelo vírus influenza A, um dos principais causadores da gripe, estão em forte crescimento em várias regiões do Brasil. A informação é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da mais recente edição do Boletim InfoGripe.Segundo o levantamento, o avanço do vírus é mais intenso na região Centro-Sul do país, mas também já atinge diversos estados do Norte e do Nordeste. O relatório alerta que o influenza A continua sendo o principal responsável por mortes de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre as crianças, o vírus também aparece entre as três principais causas de óbito por SRAG.

O aumento nos casos também foi confirmado por um relatório do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), que analisou dados de laboratórios particulares. De acordo com o estudo, entre os dias 12 de abril e 17 de maio, o número de testes positivos para influenza A subiu 13 pontos percentuais, alcançando 31% — o maior índice desde setembro de 2022, quando chegou a 42%.

As crianças e adolescentes foram os grupos com maior taxa de positividade. Entre os exames realizados, 41% das crianças de 5 a 9 anos e 40% dos jovens de 10 a 19 anos testaram positivo para o vírus.

Diante do cenário, especialistas reforçam a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Deixe uma resposta