A sigla COP se refere ao termo em inglês Conference of Parties, ou seja, Conferência das Partes. Ela é o principal encontro mundial sobre mudanças climáticas. A COP30 surgiu após a Rio-92, quando foi criada a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que estabeleceu a cooperação internacional para enfrentar o aquecimento global.
Hoje, 198 países fazem parte da convenção e, desde 1995, se reúnem anualmente (exceto em 2020, por causa da pandemia), para avaliar avanços e definir novas ações climáticas.
A COP30, que neste ano foi sediada em Belém do Pará, coloca o Brasil no centro das discussões globais sobre o clima. O evento fortalece o protagonismo brasileiro na defesa da Amazônia, na promoção de um desenvolvimento mais sustentável e na apresentação de soluções para a transição energética, área em que o país é destaque mundial.
Além do impacto ambiental e político, a conferência deve movimentar a economia, gerar investimentos e deixar um legado positivo para a região amazônica e para o país.

